Velocímetro: Como está sua Conexão? TESTE AQUI (AGORA!)

VelocímetroVelocímetro – Com a alta demanda de empresas fornecedoras de internet tanto via a cabos como wifi, fica cada vez mais difícil escolher qual é a melhor, e quando enfim você escolhe, ela na maioria das vezes ela é lenta.

Essa lentidão pode ocorrer por conta de um mau funcionamento do aparelho da internet, por vírus que invadem o sistema de seu computador, notebook, tablete e smartphones, pela memoria de seus dispositivos estarem cheias ou simplesmente por que a operadora não esta fornecendo o serviço corretamente.

Quando isso acontece certamente você entra em contato com a empresa que presta o serviço de internet e o atendente te garante que sua conexão esta correta, mas quando você desliga o telefone acaba vendo que sua conexão ainda não voltou.

E por conta disso...
Pensando nisso que o Velocímetro foi criado, para você consumidor verificar pessoalmente como anda a velocidade de sua internet e exigir o que foi combinado em seu contrato.

Esse teste é rápido e fácil! Você pode encontrar em sites especializados ou em aplicativos, assim você tem a mão todas as informações de sua conexão e quando for preciso fazer sua reclamação os dados de mau funcionamento vão estar ali para te orientar.

O que é o Velocímetro?

velocimetro-testeO velocímetro inicialmente foi criado para medir a velocidade e quilometragem dos carros, motos e outros veículos.

E com a modernidade e as atualizações da internet foi essencial criar um mecanismo com o mesmo nome para medir a velocidade da sua internet, e assim foi criado o teste velocímetro.

O medidor você pode usar de duas maneiras, como por exemplo, em alguns sites que oferecem o velocímetro ou em aplicativos que podem ser baixados via Android ou IOS, existem vários no mercado com ele você pode medir a velocidade da internet direto de sua casa sem precisar da visita de um técnico responsável pela empresa.

Com ele você descobre se esta pagando pela internet correta combinada em contrato e mede também a intensidade do sinal, velocidade e download e upload quantos megas você esta usando.

A Velocidade Real da Internet

O que a fornecedora de sua internet não explica na hora de assinar o contrato, é a velocidade real de banda larga que você ira contratar.

Velocímetro de Internet

Geralmente no contrato só esta a internet só esta representada como 10 mega por exemplo, mas no contrato não explica como é esse “mega”, se ele é o megabyte ou o megabits, então vamos a explicação correta:

Megabit: é uma unidade mais simples de armazenamento e é oito vezes menor que o byte.

Megabyte: é uma unidade de armazenamento equivalente a oito bits.

Quando aquele arquivo de 10 megabytes que você quer baixar em uma conexão de 10 mega por segundo (é isso que está na maioria das propagandas de banda larga), ele não vai ser baixado em um segundo como prometido mais sim em oito segundos (se o seu pacote estiver com a velocidade máxima).

Isso não pode parecer tanta diferença, mas enquanto os downloads baixados vão ficando maiores na casa dos gigabytes por exemplo, a sua paciência começa a desaparecer.


Conclusão: quando você quiser baixar um arquivo de 10 gigabytes em uma conexão de 10 megabytes por segundo, você só ira conseguir ver seu arquivo por volta de 17 minutos e se fosse em uma conexão de 10 megabits por segundo o seu arquivo estaria pronto em mais ou menos 2 horas e 20 minutos.

Então fique bem atento no que esta escrito em seu contrato do velocímetro e certifique-se que o seu “mega” esta é realmente o que a empresa promete em suas propagandas.

Velocidade via Cabos

internet-caboA velocidade via cabos são mais seguras, tem uma estabilidade de sinal maior, contem uma velocidade de downloads mais próxima da internet contratada e na maioria das vezes não apresentam falhas nos arquivos baixados.

O seu único problema é limitar o acesso a rede, pois sua instalação é mais complicada que a rede Wi-Fi, já que você ira ficar limitado a usar somente um computador em um lugar fixo em vez de notebooks, Tablets e Smartphones em sua residência.

Mas para escritórios ou grandes empresas o mais indicado ainda é a conexão via cabos pois com a quantidade de arquivos a serem baixados a velocidade acaba sendo mais rápida.

Os Limites de Dados

Velocímetro Limite de DadosUma lei criada pela Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) em 2016, proibindo que as operadoras limitem o acesso a internet e a de banda larga fixa.

Essa decisão foi tomada, pois em alguns meses antes as empresas de internet informaram que a partir de 2017 iriam limitar o uso de dados da banda larga fixa, com isso você só poderia usar a internet ate o plano contratado chegasse ao limite máximo.

Para proteger o consumidor a Anatel manteve as regras antigas que as operadoras tem a obrigação de fornecer no máximo 80% do valor da conexão contratada pelo consumidor, e o mínimo a ser oferecido de 40% da conexão combinada em contrato.

Certifique-se do correto:
Para você ter certeza de que esse acordo esta sendo cumprido, realize um teste de velocímetro, só assim você terá a certeza que esta tudo correndo bem com sua conexão.

Mas se mesmo assim você acha que a sua operadora de internet esta limitando ou bloqueando seu sinal, entre em contato com a Anatel e faça uma denuncia.

Como Medir a Velocidade?

Hoje em dia o mercado de aplicativos traz varias opções para o velocímetro e também há uma grande opção de sites para fazer a medição.

A maioria deles medem a conexão da mesma forma mas cabe a você escolher o que mais te interessou e deixe-o como padrão em seu tablete ou smartphone caso for um aplicativo, se você preferir um site especifico deixe-o como favorito.

Como medir a velocidade da internet

Em todos você vai encontrar as seguintes configurações como:

  • Verificar a velocidade de Download;
  • Verificar a velocidade de Upload;
  • Fazer teste de Ping;
  • Mostrar gráficos em tempo real de como esta a sua conexão;
  • Verifica a velocidade de seus dispositivos.

Então é só escolher o que melhor se adéqua aos seus dispositivos e fazer o teste você mesmo.

Sites para medir velocidade da internet

Se você digitar no seu buscador Velocímetro, ira aparecer inúmeros sites de medição de internet, é só tomar alguns cuidados básicos para não entrar no errado e acabar trazendo vírus para seu computador ou notebook.

Alguns cuidados que você deve tomar:

  • Verifique se o site é seguro, no campo que esta descrito o link deve esta acompanhado por um “cadeado”;
  • Não abra mensagens que aparecerem na tela;
  • Não clique em imagens estranhas que aparecerem na tela;
  • Não disponibilize dados pessoais como RG,CPF e endereço.

E lembre-se que os sites de medição corretos não iram fazer nada mais que medir sua internet e te mostrar se ela esta lenta ou não, por isso se você perceber algo de errado no site que entrou saia imediatamente.

Deu Abaixo do Real – O Que Fazer?

Velocímetro abaixo da velocidadeAssim que você realizar o teste do velocímetro e der uma conexão abaixo do contratado, ligue imediatamente para empresa responsável pela sua banda larga e exija a conexão certa.

Se a empresa não detectar o problema pelo seu cadastro, exija a visita de um técnico especializado para verificar se o problema de sinal ocorre em sua residência.

Se sua conexão pode ter sido interrompida devido a um cabo solto, aparelho queimado, aparelho com mau funcionamento ou até mesmo o problema seja na fiação fora de sua casa, como fio caído por conta de um caminhão ter derrubado o cabo que leva a internet ate sua casa.

E se caso a empresa se recusar a estabelecer seu sinal, anote o número do protocolo, a data e hora da ligação e abra uma ocorrência na Anatel. Você nem precisa sair de casa para fazer a denuncia é só entrar no site oficial da agência e, com os dados anotados corretamente, você pode exigir seus direitos de consumidor.

Esses Testes Funcionam?

Teste de VelocidadePara você ter certeza que o site esta fazendo o teste corretamente, use uma fonte confiável para não correr o risco de seu computador ou smartphone contrair um vírus.

Mas fora esse detalhe maioria dos testes do velocímetro informam a velocidade correta de sua conexão mas para que corra tudo bem certifique que os cabos ligados ao parelho da internet estejam todos ligados corretamente.

E também verifique se todos os programas ligados a internet estão encerrados e ter a certeza que todos os navegadores estão fechados.

Levando em conta que tudo esteja sendo executado perfeitamente os testes de velocímetro são sim uma ótima opção para certificar que sua banda larga esta sendo executada corretamente.

Conclusão

Espero que com essas dicas você tenha tirado todas as dúvidas sobre o Teste de Velocidade, com ele você pode cobrar seu direitos de consumidor e exigir a internet combinada pela operadora.

Caso tenha alguma dúvida sobre seu contrato procure a Anatel para rever os termos e certificar que esta tudo conforme a lei. 🙂

Não esqueça de deixar seu comentário! Conte a sua experiência sobre o velocímetro e se o teste foi útil para você.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (842 votes, average: 4,96 out of 5)
Loading...

8 Comments

  1. fabricio costa
  2. silvio manfredi
  3. Nilton Mendes
  4. Mariane
  5. diana moraes
  6. Nora Magalhães
  7. hernando p.
  8. Gabriel Saldanha